top of page
Buscar
  • Foto do escritorEdgar L. Quintas

Access Bank adquire 51% da participação do Finibanco Angola

Agora 51% da participação do Finibanco Angola pertence ao banco nigeriano Access Bank PLC, após aquisição por 17,2 milhões de euros, segundo anunciou o Banco Montepio.

O Access Bank PLC concluiu recentemente a aquisição de 51% das ações do Finibanco Angola, pertencentes à Montepio Holding, SGPS. Essa aquisição faz parte da estratégia de expansão do Access Bank na África.


O diretor-geral do Access Bank, Roosevelt Ogbonna, expressou entusiasmo pela conclusão bem-sucedida da aquisição, que está alinhada estrategicamente com o objetivo de fortalecer a presença do banco na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), uma das regiões mais promissoras do continente.


Segundo Roosevelt Ogbonna, Angola oferece um vasto potencial de crescimento, e o Access Bank está bem posicionado para contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico do país.


"A nossa intenção estratégica é reforçar a nossa participação no Finibanco até 100% para solidificar a nossa posição no sector financeiro de Angola e permitir-nos fornecer uma gama alargada de serviços e soluções financeiras aos nossos valiosos clientes na região, alavancando a nossa rede de distribuição expansiva, a melhor tecnologia da classe, os padrões de governação de risco e as principais práticas de governação", afirmou Roosevelt Ogbonna.


Por sua vez, o presidente executivo do Finibanco Angola, Rui Pereira, afirmou que estão confiantes de que a integração da instituição ao Grupo Access Bank proporcionará condições para se estabelecer no mercado como um banco de referência para os angolanos, oferecendo uma proposta de valor diferenciada e inovadora. Isso permitirá aos clientes novas oportunidades de negócios e investimentos, além de desempenhar um papel importante no apoio ao desenvolvimento da economia angolana.


"Acredito que nos próximos meses daremos passos decisivos com vista à implementação e desenvolvimento estratégico do novo Access Bank para Angola e que, muito em breve, este novo banco será uma das referências mais impactantes do Grupo Access Bank", acrescentou Rui Pereira.


De acordo com um comunicado de imprensa ao qual a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso, a transação fortalece ainda mais a posição do Access Bank como líder no setor bancário africano. A aquisição foi aprovada por unanimidade pelos acionistas do Finibanco Angola em sua Assembleia Geral Anual.


"A aquisição recebeu também todas as aprovações regulamentares necessárias por parte das autoridades da Nigéria e de Angola", conforme mencionado no documento.



Fonte: Forbes Africa Lusofona

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page