top of page
Buscar
  • Foto do escritorEdgar L. Quintas

Como os bancos ganham dinheiro?

Atualizado: 6 de ago. de 2023

Sabia que os serviços bancários não são fornecidos de forma gratuita? Os bancos obtêm lucro por meio de diversas fontes, como taxas mensais e receitas provenientes de juros. Ao compreender esses custos, você pode tomar medidas para evitá-los.
Banco central

É comum que as pessoas mantenham parte ou todo o seu dinheiro em contas correntes ou poupanças, além de possuírem pelo menos um cartão de crédito.


Também é possível que tenham solicitado ou estejam considerando algum tipo de empréstimo, como empréstimos para reabilitar a sua residência, empréstimos para compra de uma vitura ou compra de uma casa.


Embora seja reconhecido que esses produtos são oferecidos pelas instituições bancárias, muitas vezes não se tem plena consciência de que nenhum deles é gratuito.


Os bancos precisam se sustentar financeiramente, e o fazem por meio de mecanismos sutis, como cobranças mensais de manutenção em contas correntes ou por exemplo, pelos juros aplicados em empréstimos para consumo.


Neste artigo, vais poder entender as maneiras pelas quais os bancos ganham dinheiro para que possas administrar o seu próprio dinheiro.



Como os bancos ganham dinheiro?


O que te vem em mente quando ouves ou pensas sobre um banco? Créditos? Cartões Visa? Transferências sobre o estrangeiro?


Quando pensamos em bancos, é comum associar a eles esses tipos de serviços. Esses são os serviços mais comuns e relevantes para a maioria das pessoas, e os bancos precisam obter receita por meio deles.


Uma das principais formas pelas quais os bancos ganham dinheiro é por meio de tarifas. Essas tarifas são cobradas dos clientes pelo uso dos serviços bancários.

Provavelmente, já ocorreu em sua conta corrente a cobrança de uma taxa mensal de manutenção. Pois é! Esse valor faz parte da receita do banco.


Ao solicitar uma transferência para o exterior, você pode ter notado uma taxa cobrada por esse serviço. Essa taxa pela transação em moeda estrangeira é outra forma de gerar receita para o banco.


Existem outras taxas dos quais algumas provalvemente já tenhas pago, como por exemplo:

  • Taxas de cheque especial

  • Taxas de cartão de crédito

  • Taxas de manutenção de conta

  • Taxas de gestão de crédito

  • Entre outras...


Além das tarifas, os bancos também obtêm lucro por meio dos juros cobrados nos empréstimos concedidos aos clientes.


Quando você solicita um empréstimo para comprar uma casa, um carro ou financiar outros projectos, o banco cobra juros sobre o valor emprestado. Esses juros representam uma forma de remuneração pelo dinheiro disponibilizado pelo banco.


Esses produtos incluem:

  • Empréstimos salariais

  • Empréstimos para habitação

  • Empréstimos automóveis

  • Empréstimos Pessoais

  • Empréstimos comerciais

  • Entre outros...




Mas, será que todos os bancos ganham dinheiro da mesma maneira?


Embora a maior parte da receita dos bancos provém de juros e taxas, a importância atribuída a diferentes fontes de receita pode variar. Isso ocorre porque os bancos oferecem dois tipos de serviços principais: serviços bancários comerciais e serviços de investimento.


Por isso, podemos afirmar que os bancos não ganham dinheiro da mesma maneira.


Alguns bancos se concentram principalmente em serviços bancários comerciais, enquanto outros se especializam em serviços de investimento.


Há também bancos que oferecem produtos que se enquadram em ambas as categorias. Aqueles que oferecem serviços em ambas as áreas podem gerar mais receita em um tipo de serviço do que em outro.


Ao conhecer os serviços oferecidos pelo seu banco, você terá uma melhor compreensão do motivo pelo qual eles cobram juros e taxas específicas. Isso ajudará você a entender como funciona a estrutura de receita do banco e os motivos por trás das suas políticas de cobrança.



É possivel reduzir os custos bancários?


É possivel sim reduzir os custos bancários. Apresentamos uma sugestão que o ajudará a reduzir os seus custos bancários: Mantenha-se alerta em relação às tarifas bancárias


Embora seja necessário que os bancos cobrem algumas taxas e juros para se manterem em funcionamento, existem muitos serviços "livres de taxas" que você pode considerar para reduzir seus custos.


Os bancos podem vender produtos similares, mas nem todos cobram as mesmas taxas e comissões.


Exemplo disso são as comissões de manutenção de conta. Tem bancos cuja cobrança é 50% do valor de outros bancos, e outros não cobram esse tipo de tarifa.



Conclusão


Agora você tem um entendimento mais claro de como os bancos ganham dinheiro e por que cobram taxas e juros em seus serviços. Os bancos dependem dessas fontes de receita para se sustentarem financeiramente.


No entanto, existem maneiras de reduzir seus custos bancários, como optar por bancos que oferecem serviços "livres de taxas".


Além disso, estar ciente das tarifas comuns cobradas pelos bancos e comparar as opções disponíveis pode ajudá-lo a escolher bancos com taxas mais vantajosas.


Fique atento às suas finanças, evite taxas desnecessárias e tome medidas para gerenciar seu dinheiro de forma mais eficaz.

67 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page